SURTE

Missão

A TV UESB e a UESB FM realizam a radiodifusão sem fins lucrativos e com propósitos educativos, socioculturais e de entretenimento, com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação e da cultura regional em todos os níveis.

Os meios de comunicação ligados a uma instituição pública de ensino devem atuar de acordo com as diretrizes da própria instituição. Assim, os veículos tem como premissa a formação e a informação do seu público. 

Com influência no cotidiano das pessoas, a grade de programação e as pautas jornalísticas dessas emissoras, assim como sua atuação cultural e ações institucionais, buscam contribuir para o fortalecimento da cidadania. Esse tipo de atuação distingue-se diametralmente da mídia comercial/tradicional, sendo uma alternativa a práticas que não estão voltadas ao interesse público, nem preocupadas com a educação, a formação e a correta informação da coletividade.

Também é destaque nesses veículos, o incentivo para que seu público busque e participe da resolução dos seus próprios problemas e demandas.

A UESB FM e a TV UESB tem como objetivo servir como campo de estágio para os alunos dos cursos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual, contribuindo com a formação dos futuros profissionais ao possibilitar o exercício da prática, de acordo com os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cada graduação. Esse formato possibilitará aos estudantes a experiência profissional ainda dentro do âmbito acadêmico, aprimorando os conceitos aprendidos em salas de aula e oficinas. Os alunos são orientados por profissionais ou professores vinculados ao Surte e aos respectivos cursos. As experiências diretas de docentes na produção e emissão de programas pelas emissoras devem ocorrer de forma continuada. 

Os profissionais que atuam no Surte são incentivados a participar de oficinas, seminários, cursos e congressos, promovidos internamente ou externamente, como parte de um processo continuado de aperfeiçoamento profissional e humano.

O Surte também se constitui como espaço de pesquisa e extensão para os docentes e estágio para discentes oriundos de cursos de pós-graduação da UESB e de outras instituições de ensino, de acordo com as diretrizes curriculares de cada programa.