SURTE

Apresentação

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia conta com meios de comunicação externa e interna, entre eles estão a TV UESB e a UESB FM, pelos quais se difundem, com seriedade e compromisso, notícias e conhecimento.

O Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativas (Surte) tem as atividades, propósitos e ações regulados pela Resolução Consu nº 02/2004. É compreendido como público-alvo do Surte a população das cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, e também municípios circunvizinhos, numa abrangência de mais de 70 cidades da Bahia e 16 cidades do norte de Minas Gerais.

Tem aumentado a participação das emissoras educativas no cotidiano da cidade e da região e cresce também a sua influência sobre os cidadãos. O fato de ser uma alternativa com um formato diferente de outros programas televisivos e radiofônicos pode justificar a atitude receptiva da comunidade.

 

TV UESB

A TV UESB, que está no ar no canal 4, foi a primeira emissora a ter concessão outorgada sob a gestão do Surte, em 2002. Com os mesmos princípios da UESB FM em relação ao conteúdo e programação, busca a expansão de cobertura para as localidades de Jequié e Itapetinga.

A continuidade do funcionamento será garantida com a migração para o sistema digital (HD), em 2019, cumprindo as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).A emissora aumentará progressivamente a potência do sinal até atingir 1.250 watts. Como isso, haverá a expansão de abrangência de área de atuação e melhoria na qualidade do sinal. Agora, com a digitalização em processo, a TV UESB operará com a sintonia 4.1 Digital.

O Surte passou a contar com um gerador próprio na torre de transmissão, que garante uma maior estabilidade na manutenção da TV e da Rádio no ar. Por conta do novo transmissor e do novo posicionamento da torre de transmissão, o sinal da TV UESB chegará a um raio de 100 quilômetros contados a partir de Vitória da Conquista.

 

UESB FM

A UESB FM opera na frequência 97,5 e difunde uma programação educativa e musical a partir de Vitória da Conquista.Com a digitalização, sua atuação deverá se expandir para as cidades do entorno de Jequié, a partir da sua implantação na cidade ao longo de 2019. Investimentos também estão sendo planejados para a chegadada UESB FM às cidades do entorno de Itapetinga.

Em Jequié, com a implantação da UESB FM 106,1, objetiva-se ter a mesma relevância, o mesmo foco de programação e os mesmos objetivos já alcançados pela UESB FM 97,5. As duas emissoras terão a sua programação em rede, respeitando as determinações legais da sua concessão. A partir dessas ampliações, a UESB FM se tornará a emissora de rádio com maior alcance na região Sudoeste.

A UESB FM também será captada como Web Rádio. Essa é a tendência do momento atual, em que o modo de assistir rádio e televisão não está necessariamente ligado ao aparelho, mas a uma gama de outras telas e sonoridades disponíveis em outros suportes tecnológicos.